30 outubro 2007

A Copa do Mundo é Nossa


Vencemos uma disputa sem adversários. A Copa de 2014 vai ser na Meca do Futebol, usando as palavras do Platini.


Temos condições de fazer uma Copa? Claro que sim! Se até a África do Sul vai realizar um Mundial, com todas as dificuldades do continente e a total falta de tradição do esporte, por que o País do Futebol não vai conseguir? Estamos entre as 15 maiores economias do mundo, temos profissionais competentes em inúmeras áreas. Somos hospitaleiros, alegres, receptivos, otimistas...


É verdade, nos falta planejamento, organização, comprometimento com o que é público. Somos um povo que depende muito do governo, do "paitrocínio" do Estado e suas Estatais. Mas, o Brasil tem mudado tanto nos últimos anos, tem sobrevivido à mudança de governo, a economia tem se mostrado mais independente em relação aos fatos políticos locais. Quem sabe, nestes 7 anos que restam até a Copa do Mundo, o país amadurece ainda mais. Quem sabe?


Sei que alguns moralistas de plantão vão dizer que um país de pobres como o nosso precisaria de mais investimentos nas áreas sociais, em educação, em saúde, blá, blá, blá. Isso sempre vai ser uma necessidade brasileira. A corrupção não vai aumentar por causa da Copa. Aliás, acho que seria uma ótima oportunidade para a iniciativa privada tomar a frente desta organização, deixando para o governo as obras de infra-estrutura, que, se forem feitas, serão uma grande herança para as cidades-sede.


Poderíamos ter novos estádios, como o Arena Vale, o Estádio Gerdau, Ambevão, Caldeirão das Casas Bahia. Interessante, hein.


Sempre existirão pessoas contras e a favor. Mas depois que a bola rola, acho que todos vamos jogar do mesmo lado.


Boa sorte, Seleção.