14 setembro 2010

Pesquisa IBOPE após Operação Mãos Limpas

Nova pesquisa IBOPE divulgada hoje na TV Amapá mostra o impacto imediato da Operação Mãos Limpas da Polícia Federal no quadro eleitoral amapaense.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de setembro, justamente no período em que ocorria a operação da PF. Ela está registrada no TRE-AP sob o número 7156/2010 e a margem de erro é de 3%.
Não sei se o IBOPE já tinha planejado ir a campo nesse período, mas foi providencial esta pesquisa para medirmos o impacto da ML no período eleitoral amapaense.  Vamos aos números para governador (brancos/nulos – 3%, Indecisos – 10%).
pesquisa governador
O que  salta aos olhos é o crescimento consistente de Lucas (6 p.p.) e a inversão entre Pedro Paulo e Camilo. Pela margem de erro, Camilo passa a disputar uma vaga no 2º turno com Jorge Amanajás. Pedro Paulo dependerá muito dos desdobramentos das investigações da Mãos Limpas, mas creio que mesmo com a máquina na mão, há uma indignação se revelando mesmo naqueles que ocupam cargos na sua administração.
Uma coisa é certa, o debate da TV Amapá às vésperas do 1º turno serão sangrentos. Aguarde e confira.
pesquisa senador
A disputa para o Senado não será menos sangrenta.
O número de indecisos caiu signficativamente entre esta e a última pesquisa (de 40 para 20%) e houve um crescimento significativo das candidaturas de Capi, Randolfe e Gilvam, que subiram 9 p.p., (pasmem!) 15 p.p. e 8 p.p, respectivamente. Waldez variou dentro da margem de erro, aparententemente ainda não sofreu os impactos da operação da PF.
Meus caros, preparem-se para as cenas dos próximos capítulos. Será que Gilvam vai bater em Waldez, afinal ele foi seu aliado durante quase todo seu governo? Qual o teto de Capi e Randolfe? Acredito que Randolfe tem baixa rejeição e seu crescimento foi realmente expressivo em tão pouco tempo. E Waldez, como se sairá após ser libertado? Desde o início do Horário Eleitoral sua queda tem sido contínua e ele tem observado o crescimento de seus concorrentes. Sinceramente, está parecendo “cavalo-paraguaio”.
É esperar para ver.

Um comentário:

evolution disse...

Pasmem!!! O Amapá é o Estado mais corrupto da Federação em proporcionalidade. Possui apenas 20 anos e uma população de um pouco mais de 600 mil habitantes, mas figura entre os maiores escândalos de corrupção do paiz, temos um orçamento de mais de 2 bilhões de reais, no entanto, aqui nada funciona, nem legislativo, executivo, tão pouco o judiciário, que diga nosso ilustrissímo desembardagor...Quem devia está nos defendendo dessa quadrilha que se instalou no Estado...estamos vivendo num Estado subdesenvolvido se comparado aos demais Estados, mesmo com todas as suas mazelas é só ver pra crêr; ruas esburacadas, falta de iluminação pública, sistemas de esgoto, de água tratada, apesar do rio amazonas inundar a cidade a cada chuva, índice de mortes violentas aumentando a cada dia, escolas e hospitais sucateados, falta de segurança pública...tá mais do que explicado por que meu Estado não se desenvolve; ele está sendo dilapidado, está doente, agonizando ; está infectado com o CANCÊR da corrupção...sinceramente estou com vergonha de ser Amapaense!