Caiu a Erenice Guerra, (ex-)ministra da Casa Civil de Lula. Mais uma denúncia de corrupção atinge o governo do PT e ainda assim o presidente tem popularidade recorde e sua candidata lidera pesquisas para próxima eleição. Por quê?
Lula é o presidente mais ensaboado da história do país. Todas as denúncias contra ele não pegaram e não vão pegar. E ele ainda tem a capacidade de apontar o dedo para alguém e transformar esse alguém no favorito para sucedê-lo. É realmente um fenômeno. Mas isso se explica. Lula chegou a presidência depois de 3 derrotas eleitorais. Na 1ª eleição, 89 era o sapo barbudo, ignorante e broco que foi derrotado pelo mauricinho caçador de marajás. Em 94 e 98, perdeu no 1º turno para FHC. Em 2002, mudou a tática, passou a ser o “Lulinha Paz e Amor” e, finalmente, era o presidente do Brasil. Chorou na posse. Discursou cometendo muitos erros de português. Criou uma áurea mitológica que perdura até hoje.
Quanto mais batem nele, quanto mais acusações aos crimes cometidos em seu governo vem à tona, mais o povão fica com pena. Ele faz seus discursos populistas – sua especialidade – e o povão gosta.
Seu grande mérito foi dar continuidade a política econômica herdada de FHC e ampliar os programas sociais (que já eram referência mundial em 2002, ressalte-se!). Também teve a sorte de encontrar o mundo em uma bonança econômica que não se via há muitas décadas. A única grande crise econômica mundial que abateu seu governo ocorreu já na metade de seu 2º governo, o que deu tempo para solidificar os avanços iniciandos com o plano Real de FHC e Itamar, plano, aliás, que o PT e Lula foram opositores de primeiríssima hora.
FHC pegou um país que vinha da chamada “década perdida”, que foram os anos 80, e do desastre institucional que foi o governo Collor. O Brasil precisava ser reconstruído na sua economia e nas suas instituições e nenhum petistas ou lulista pode negar os imensos méritos dos governos de FHC nessa retomada do Brasil como um país viável. Não espero que eles escrevam na caixa de comentários concordando comigo, mas que essa é a realidade, isso não se pode negar.
O grande problema de FHC e do PSDB é que eles não sabem e nem souberam ser populares. Não sabem falar a linguagem do povo, mesmo que sua contribuição tenha favorecida todo o povo brasileiro. E quem ganha eleição é quem tem o voto das classes D e E. E Lula tem esse voto. Infelizmente.
Já postei aqui sobre o que pode acontecer se Dilma ganhar. Não vou, com esse blog, conseguir influenciar muita gente mas quero que quem leia este post reflita e perceba que temos que ser mais racionais nas nossas escolhas nestas eleições. Deixar ser levado pela emoção quando o que precisamos é de racionalidade pode ser um desastre para o Brasil. Pense nisso. Boa tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário