13 outubro 2010

Por que Lucas Barreto?

Daqui a alguns dias estaremos escolhendo quem sentará na cadeira mais importante do Palácio do Setentrião nos próximos 4 anos.

Decidi escrever este post como uma carta aberta aos leitores amapaenses deste blog declarando meu apoio a Lucas Barreto para governador do nosso estado.

Confesso que é difícil tomar posição e mostrar a cara quando se trata de política. A dificuldade está no fato de a política despertar muitas “paixões” e você pode ficar marcado por apoiar A e não B. Mas acredito que política é muito importante para a vida de todos nós, quer gostemos ou não, que acho necessário que tomemos uma posição pois é nosso voto que decidirá qual futuro teremos nos próximos anos.

Os leitores que acompanham esse blog (pessoal, estritamente pessoal, até no nome dele “Blog do Eldo”) têm acompanhado nos últimos 2 meses meus questionamentos e minhas buscas para escolher meus candidatos. Agora mostrarei porque escolhi Lucas Barreto como minha opção para o governo do Amapá.

Antes da campanha, eu tendia a votar em Lucas por conta de seu vice, o empresário Jaime Nunes. Fui voluntário da Junior Achievement, ONG que busca desenvolver o espírito empreendedor em crianças e jovens, e lá pude conhecer um pouco mais sua história. Ele foi o responsável por trazer essa ONG para o Amapá e é, desde então, o presidente do conselho e mantenedor (junto com outras empresas). O trabalho da Junior Achievement é digno de elogios e a dedicaçãvao do Jaime nesta causa me impressionou. Além disso, conheço algumas pessoas que trabalham com ele na Domestilar e pela Junior Achievement e todas sempre tecem elogios a Jaime e demostram grande admiração por ele.

Além disso, sempre achei que um bom e grande empresário pode contribuir muito para a administração pública com as boas práticas da iniciativa privada e a implantação da meritocracia para composição da equipe de trabalho. Outro fator que considero positivo é não ter os vícios dos políticos profissionais, aqueles que dependem da política para sobreviverem.

Durante a campanha, os embates do período eleitoral, as outras candidaturas plantaram boatos de que Jaime, como vice governador, iria impedir que as Casas Bahia viessem para o Amapá. Ora, primeiro que ninguém tem como impedir que uma grande empresa do varejo se instale em qualquer estado que seja. Segundo, quem disse que a empresa do Sr. Michel Klein quer se instalar no Amapá? Com cerca de 40 anos de história, as Casas Bahia não estão presentes nem da própria Bahia. Por que ela escolheria justamente o Amapá? Boatos e terrorismo baixos de campanha.

Portanto, por acreditar que Jaime é uma boa novidade para a política amapaense, voto em Lucas.

Uma crítica que fazem a Lucas é o fato de ser aliado de Sarney. Desde que Sarney chegou ao Amapá, em 1990, todos os candidatos que chegaram ao poder tiveram seu apoio, inclusive João Alberto Capiberibe. Não se pode negar que ele tem influência na política local, gostemos ou não disso, e eu não gosto. Atualmente, ele está na metade de seu 3º mandato de senador e, sinceramente, creio que este será seu último mandato. Desta eleição, alguns nomes de peso sobraram da disputa (Waldez, Capiberibe, Papaléo e outros) e poderão vir a serem adversários fortes para Sarney. Afinal, em 2004, a então quase desconhecida Cristina Almeida quase ganhar do velho coronel. Por isso acho que em 2014, Sarney ficará de fora.

Outra coisa importante a se falar em relação a Sarney é que um estado como o Amapá, pobre e que precisa muito de sua bancada para conseguir recursos federais, não pode prescindir de um de seus senadores. É importante para o Estado que o governador eleito tenha o mínimo de convivência com a bancada federal para que os recursos cheguem por essas bandas. E queiramos ou não, Sarney ainda é senador pelo Amapá e brigas políticas e pessoais não podem estar a frente dos interesses dos amapaenses.

Durante a campanha, surgiu um vídeo de uma viagem de Lucas à África fazendo um safari de caça. No vídeo, ele aparece abatendo animais selvagens. Seus adversários no pleito distribuiram CDs com o vídeo e várias pessoas receberam email com o link do vídeo. Essa talvez tenha sido a maior bobagem de toda a campanha. Todo o mundo sabe que esse tipo de turismo existe e que é muito comum na África. Mais importante que isso, não há nenhuma ilegalidade em fazer esse tipo de safari. Há diversas agências de turismo que vendem pacotes, e nem por isso as pessoas que fazem essa viagem são presas ou execradas ao voltar ao Brasil. Isso é uma tremenda bobagem.

Outro motivo que me leva a escolher Lucas nesse segundo turno é a importância que dou a alternância de poder para o bom desenvolvimento da nossa democracia e do nosso estado. Nos últimos 20 anos, algumas poucas famílias deram as cartas na política local. Capiberibes, Góes, Dias. Basta! Nosso povo é plural e acho arriscado para o estado que haja essa concentração de poder em torno de sobrenomes.

Acredito que Lucas e Camilo têm, ambos, boas propostas para governar o Amapá. Afinal, não chegaram a este 2º turno na base de fantasia e bons trabalhos dos seus marqueteiros. Suas campanhas foram vitoriosas no 1º turno porque nós, eleitores, acreditamos nas suas propostas e vimos neles aqueles que podem fazer do Amapá um estado melhor e mais desenvolvido. Mas minha opção pessoal por Lucas é por acreditar que ele representa, realmente, o novo. Seu trabalho como presidente da Assembléia Legislativa, quando organizou e saneou uma instituição que estava envolta em dívidas e falta de credibilidade, me faz ter certeza que ele está preparado para ser o governador do Amapá. Seu diálogo fácil com o povo e sua capacidade de liderar, focado nas necessidades da população me fazem crer que ele é a melhor opção.

Camilo é um grande político, representa muito bem seu pai e sua mãe, tem boa formação e acredito que tem muito a contribuir para o crescimento do estado, mas não vejo essa como sendo sua hora. ACREDITO, sinceramente, que AGORA É LUCAS.

Nenhum comentário: