16 agosto 2010

E se Dilma ganhar?

A vitória de Dilma será um grande risco para o Brasil.

Não estou sendo fatalista nem querendo impor o terror eleitoral. Mas analisando friamente, acredito sim que sua eleição pode ser um desastre nacional.

Dilma só é candidata porque os postulantes a sucessor de Lula foram sendo varridos ao longo dos 8 anos de governo pelos escândalos. A idéia de um 3º mandato para Lula foi abandonada. Sobrou ela.

(Boa) Parte do PT preferia outro quadro de peso do partido para concorrer a eleição - Marta, Tarso Genro, Mercadante - mas Lula queria Dilma. Ok. Lula venceu e eis que sua “1ª Ministra” se apresenta ao pleito. Mas a partir de 1º de janeiro de 2011, Dilma, ganhando, terá que governar sem Lula para lhe dar as ordens.

Crises virão, como sempre vêm em qualquer governo. O que vocês acham que vai acontecer? O povo vai esquecer que Dilma é “filhote” do Lula, o PT vai iniciar o fogo amigo (fez isso até com o Lula!), o PMDB e outros partidos aliados vão querer mais poder no governo, mais diretorias de estatais, mais ministérios, mais, mais, mais… e Dilma corre o risco de terminar sozinha e o Brasil numa crise gigantesca.

Sinceramente, vocês acham que ela tem estatura política suficiente para segurar o rojão nos momentos mais difícieis? Lula, a seu favor, teve a aura de mito que carrega consigo para impedir que as denúncias grudassem na sua imagem. Mas, e Dilma? Há menos de 1 ano, apenas 1/3 dos brasileiros a conheciam minimamente.

Ela pode até ser uma boa funcionária, uma boa técnica. Mas ela é capaz de sentar na cadeira mais importante do país e levar o Brasil rumo ao futuro? Como dizia quando criança: DUVIDE-Ó-DÓ.

Nenhum comentário: