25 agosto 2010

Dilma: boa propaganda com mal produto.

Tenho assistido quase que diariamente o programa eleitoral gratuito e quero comentar sobre o programa de Dilma. Não há como negar que uma “propaganda” muito bem feita. A peça publicitária é de qualidade superior aos outros candidatos. Mas, e o conteúdo?

O brasileiro é, sem dúvida, um povo que se deixa levar pela emoção. Isso faz parte de nossas raízes. Somos latinos, afinal, e isso significa que somos passionais e tendemos ao emocional, que se sobrepõe ao racional. Saber usar isso em uma campanha publicitária é importantíssimo para se “vender” um produto.

Não temos como negar que o presidente é uma pessoa carismática. Ele chegou a presidência como um mito por conta de sua trajetória de vida e assim permaneceu durante os 8 anos, apesar de todos os erros e escândalos de seu (des)governo. As coisas boas que ele se apropriou do governo FHC passaram a ser dele e o povo, que não tem memória, acredita.

A peça de Dilma está “122%” apoiada no Lula. Ponto para ela.

Algum desavisado que assista ao programa, há de acreditar que Lula está disputando o 3º mandato. Ele aparece tanto ou mais que Dilma. Ele se apresenta com um ar messiânico e cheio de compaixão, como o grande líder que agora cumpre sua missão e entraga o trono a sua sucessora. Tem até musiquinha! Enquanto isso, Dilma, fala um pouco aqui, dá uns sorrisos ali. Aparecem pessoas sorrindo, correndo felizes, … Se eu fosse comprar um carro novo, compraria, certamente, um carro da marca “Dilma 13”!

Mas eu não vou comprar um carro! Nós não vamos escolher o transporte da nossa família para ir a um piquenique. Vamos escolher quem vai governar o Brasil nos próximos 4 anos, a pessoa que vai ter a chave do cofre onde está nossos tributos, o governante que vai dar as diretrizes para o futuro do Brasil. Como podemos escolher essa pessoa votando pela beleza da peça publicitária?

Dilma se diz preparada. Será? O cargo de presidente do Brasil não é um cargo técnico. É um cargo político. Se Dilma foi uma “excelente gerente”, como Lula já disse, isso não significa que ela esteja preparada para governar um país tão complexo e cheio de problemas como o nosso. Tanto não é um cargo técnico, que Lula, que é um político profissional e nem um pouco técnico, conseguiu governar.

Queria saber se, realmente, as pessoas que votam em Dilma acreditam que ela será mesmo uma boa governante para o Brasil, alguém capaz de administrar a pujança deste país que tem muito o que melhorar. Sinceramente, você acredita? Eu não… (clique!)

Um comentário:

Hallelujah disse...

Quem é Dilma?
Sabe o que vai acontecer? Lula dará um "golpe de Estado", onde Dilma manterá a mesma equipe de governo. com algumas alterações impostas pelo PMDB - diga-se Michel Temer - Lula se canditará novamente e vencerá pra ficar 16 anos no poder. Está ai o plano de 20 anos do pt.