26 agosto 2010

Por que ela está na frente?

dilmaFui perguntado hoje do porque de Dilma está na frente nas pesquisas para presidente. Sabe o que eu respondi? Ela lidera porque brasileiro adora uma novela e seu programa na TV é uma ótima novela. Uma obra de ficção muito bem feita.

Uma novela rasa, sem muita profundidade, em que ela é a “mocinha”, Lula é seu namorado e “galã” da história e Serra é o “vilão”, capaz de todas as maldades para “destruir” o romance do “galã” com a “mocinha”.

Normalmente, os vilões são mais inteligentes e têm os melhores planos. Se dão bem durante a maior parte da novela, fazendo o casal de mocinhos sofrerem durante vários e vários capítulos. Mas vocês sabem o que acontece no final? Nos “finalmentes”, a mocinha ganha e vive feliz para sempre ao lado de seu galã, porque o povo tem pena e torce por eles.

O problema aqui é que, depois que acaba a “novela”, o país continua e a realidade é muito mais profunda e difícil do que a novela mostra. Se o Serra me ligasse hoje e quisesse minha opinião, eu diria para ele falar com o Manoel Carlos e pedir para ele escrever uma novela e pedir pro Jaime Monjardim dirigir. Assim, o final da novela poderia não ser tão feliz, afinal o “par romântico” não acabaria junto, mas o futuro seria bem mais próspero para o Brasil. E isso é o que importa…

2 comentários:

Anônimo disse...

Eldo, gosto muito de uma música do Milton Nascimento diz assim:

"Ficar de frente para o mar, de costas pro Brasil,
não vai fazer desse lugar um bom país!"

Nenhuma simpatia pelo PT. São meus atuais patrões e contam com rejeição, no Pará, que beira os 60%, mas o PSDB foi muito infeliz na condução do processo que culminou na candidatura do Serra. Talvez, alguma soberba tenha acometido uns e outros, e deu no que deu: deserção e derrota retumbante, causando um dano coletivo gravíssimo. "Quedê" a oposição em um país que precisa, como nunca, do contraponto, da voz do contraditório? Essa campanha requeria um olhar mais ao horizonte para a reconstrução de certa instituição: a oposição. Não deu e não vai dar tão cedo.
Uma pena. Abração!

Fernando Bernardo

Unknown disse...

Concordo integralmente com o Amigo disse.
Infelizmente o PSDB/DEM não aprenderam em 8 anos ser oposição. Diferente do PT que aprenderam ser situação e nem querem mais sair dela.
A condução da campanha de Serra está completamente equivocada. Sem ataque não vai.

Recentemente vi um programa da Dilma com ela visitando as 5:30 da manhã uma fábrica no ABC. Qual pessoa não se sentiria valorizado tendo o Presidente da República dando bom dia na porta do seu emprego. Isso a campanha do Serra não está sabendo fazer. O que é uma pena.