20 agosto 2010

Futebol: um escape

futebol1

Para quem gosta (e eu gosto muito), o futebol vai muito além dos 90 minutos de um jogo. Não são só 22 jogadores atrás de 1 bola. Ele leva consigo o fascínio do improvável, da superação, da grande vitória e da dura derrota.

Falo isso porque acabei de assistir a vitória do Palmeiras sobre o Vitória por 3 x 0. Placar que precisava para se classificar na Copa Sulamericana. Se eu fosse um palmeirense, certeza que estaria  eufórico e leria todos os blogs, noticiários, portais, etc. Mesmo não sendo, eu vibro pela paixão ao jogo.

Tem uma frase que diz que “futebol é a coisa mais importante entre as coisas menos importantes”. E faz todo o sentido. Ninguém precisa se matar de alegria ou de tristeza pelo resultado de uma partida. Mas vale curtir a vitória, reclamar da derrota, bagunçar com o colega que torce pra outro time e ser zoado quando o outro ganha do seu time. É um exercício de civilidade, até.

Sou flamenguista. Sou daqueles que lembra de resultados de 1992 (ou outra data mais antiga). Sei datas de grande vitórias ou derrotas do meu time. Lembro de gols e jogadores que estão esquecidos e acho muito bom ser assim. É um escape das coisas importates do dia-a-dia. Todo mundo deveria ter o seu. O meu é futebol.

Qual é sua “paixão” desimportante, hein?

Um comentário:

Alã Ramos disse...

Eldo, sou vascaino e ate hoje não desce aquela falta do Pet, até pq o lance não foi falta. Tenho tambem na memoria as grandes vitorias de meu time do coração. Meu pai foi jogador e considerado um dos melhores jogadores do futebol amapaense. Não tinha como não estar inserido. Por isso, nenhum outro esporte mobiliza os brasileiros tanto quanto o futebol, já oficializado como paixão nacional. Quem aqui joga a sua "peladinha" nos fins de semana? Eu sou um que se fico sem jogar fico "doente". Serve, como voce mesmo comentou, como um escape para as situações que ocorrem em nossa vida: trabalho, familia, etc. Faz bem, renova o gás.