30 agosto 2010

Turismo no Amapá: Potencial x Realidade

amapa-03

Muito se fala que Amapá tem um grande potencial turístico. Escuto isso desde que tinha 10 anos (estou com 31). Quando as pessoas falam disso, elas o fazem enchendo a boca, falando com orgulho, mas não deveria ser assim.

O fato de ter um “grande potencial turístico” não significa nada enquanto esse potencial não se tornar uma realidade. Ter belas paisagens para oferecer aos turistas não é suficiente enquanto não tivermos uma infraestrutrura adequado para recebê-los. Faltam hotéis para todos os orçamentos. Nosso aeroporto deveria se chamar “aeroporco” de tão ruim que é. O atendimento, em geral, está abaixo da crítica. Nossas estradas são horríveis. Não dá para negar que houve melhoras desde os meus 10 anos, mas a velocidade com que essas mudanças acontecem me faz imaginar que daqui a 30 anos estaremos só um pouco melhor do que hoje.

Como queremos que nossos turistas conheçam nossas belezas naturais se para chegar em Cutias (porta de entrada da pororoca) ele tem que enfrentar uns 90km de estrada de terra? E para chegar na Cachoeira de Santo Antônio no Jari se uma viagem até lá demore horas demais para deixar uma viagem agradável. Como queremos que se conheça o Rio Araguari e seus encantos se não há esgoto em Ferreira Gomes, Porto Grande e em todos os municípios que são banhados por esse rio belíssimo? E o que falar dos hotéis? Nada!

Em 2000 tive a oportunidade de morar na França e pude passear um pouco por esse país e por outros que lhe são vizinhos. Uma coisa que me marcou em relação ao turismo é que eles estão muito organizados para aproveitar seus potenciais e transformá-los em realidade ($$$). Em qualquer cidade que você vá, seja ela uma vila de uma rua só ou uma grande metrópole, você tem pelo menos um “Escritório de Turismo” com todos os eventos que ocorrerão no mês, informações sobre facilidades para o turista, peças teatrais, programação dos cinemas, festas populares, congressos, como chegar nas principais atrações naturais, … Tudo! Cheguei a ir em uma cidade que tinha 2000 habitantes e peguei um informativo desse que me deixou impressionado. Fora que as cidades são muito mais limpas e organizadas que as nossas. Uma pena.

Enquanto o Amapá tiver só um “grande potencial turístico” e não tiver esse potencial explorado com responsabilidade, continuará sendo um (quase) nada em se tratando de turismo. Pense nisso.

Nenhum comentário: